INSCRIÇÕES:
À partir do dia 20 de junho, até dia primeiro de julho, das 14:00 às 17:00, na SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa), estarão abertas as inscrições para triagem do setor de ARTESANATO do Brique da Redenção. O EDITAL será publicado no Diário Oficial na próxima segunda, dia 20 de junho. Leiam atentamente o edital antes de fazerem a inscrição. A principio os documentos necessários são: carteira de identidade, carteira FGTAS e comprovante de residência.
Neste momento estão sendo disponibilizadas 12 vagas para o Primeiro Canteiro da feira. Serão aprovados todos os candidatos que obtiverem média de sete ou acima de sete. Os doze melhores qualificados passam a expor já no domingo seguinte ao resultado da avaliação (a efetivação como expositor titular só passa a valer após a visita feita pela comissão ao atelier do artesão).
Também haverá inscrição para os expositores titulares que desejarem fazer inclusão de material.
A triagem será realizada, no dia 06 de julho, no Centro Vida (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Bairro Sarandi, Porto Alegre). Mais detalhes no EDITAL.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dos trabalhos é realizada pelos onze integrantes da Comissão do Setor de Artesanato do Brique da Redenção, além de integrantes da SMDET.
A avaliação é estritamente técnica, seguindo três conceitos básicos: criatividade, desenvolvimento técnico e ineditismo.
CRIATIVIDADE: é avaliada a capacidade de criar e inventar, de propor novos trabalhos ou reinventar ideias já conhecidas.
DESENVOLVIMENTO TÉCNICO: é avaliado o resultado do processo artesanal utilizado para o desenvolvimento de cada peça, o uso das ferramentas e a operação direta feita pelo artesão.
INEDITISMO: Esse é o quesito que mais gera questionamentos pois não diz respeito exatamente a definição da palavra e sim a uma preocupação legitima de que o Brique da Redenção tenha sempre uma maior diversidade de trabalhos. Para isso, foi elaborada uma tabela das matérias-primas já existentes na feira. Quanto maior o número de expositores com determinada matéria-prima na feira, proporcionalmente menor será a nota, nesse quesito, para o candidato que também utilize esse mesmo material, mesmo que o resultado final não seja exatamente o mesmo. E o contrário também, quanto menos expositores na feira com uma determinada matéria-prima, proporcionalmente maior será a nota do candidato que utilize o mesmo material.
A preocupação de todos os envolvidos na triagem é com a qualidade dos trabalhos apresentados, relações pessoais não são levadas em consideração.
Boa sorte a todos!