A Associação dos Artesãos do Brique da Redenção está participando na ISME 2014 que se realiza na PUC em Porto Alegre 

10471387_562380150538615_2380955951248675262_nPorto Alegre foi a cidade escolhida para sediar a 31ª Conferência Mundial da International Society for Music Education – ISME 2014. O evento bianual que existe há 60 anos e já percorreu mais de 30 países, será realizado pela primeira vez na América Latina, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os dias 20 e 25 de julho. Serão cinco dias de conferências, workshops e simpósios voltados para educadores, professores e estudantes de música, além da apresentação de mais de 30 grupos musicais do mundo inteiro, que farão espetáculos gratuitos durante a programação. Haverá ainda uma feira de instrumentos musicais e artesanato local.

O objetivo da 31ª Conferência Mundial da ISME é estimular a compreensão e a colaboração global entre os educadores musicais de todo o mundo, fortalecendo relações e compartilhando ideias sobre diferentes aspectos e temas, no sentido de promover a educação musical para pessoas de todas as idades em todo o mundo. Com o slogan “Ouvindo a diversidade musical do mundo”, o evento oferecerá uma oportunidade para celebrar a imensa diversidade da criação musical existente. “Temos que reconhecer as múltiplas formas que a música molda nossas vidas e refletir sobre as contribuições únicas que a música traz à vida dos indivíduos e das comunidades”, reflete a australiana Margaret Barret, presidente da ISME.

A programação inicia no domingo, 20 de julho, com a cerimônia de abertura, que está agendada para às 19h30, no Salão de Atos da UFRGS. É neste espetáculo que o país sede tem a oportunidade de mostrar a sua diversidade musical. “Queremos, através de um show de música, mostrar a historia e a trajetória da música brasileira, desde o descobrimento do país até os dias atuais”, esclarece Leandro Maia, que é responsável pelo show. Músicos como Carlinhos Brown, Renato Borghetti e Roberto Corrêa, estão entre os convidados da cerimônia de abertura.

De segunda a sexta, durante o dia, o Prédio 40 da PUCRS vai receber grandes nomes nacionais e internacionais para participar do congresso científico. Oito grandes temas vão nortear os estudos: Educação musical na infância, Música e Espiritualidade, Música nas escolas e formação de professores, Educação do músico profissional, Pesquisa em Educação Musical, Política em Música: diretrizes culturais, educacionais e de mídia, Educação especial, musicoterapia e música e medicina e Atividade comunitária em música.

10565132_562380217205275_5409429488224099729_nAs principais conferências ficam a cargo de Carlinhos Brown, músico que criou diversos projetos de inclusão social em Salvador, e que dará a palestra Da Comunidade para o Mundo e do Mundo para a Comunidade (segunda-feira, 21/07, 10h30, no Salão de Atos da PUCRS); Katherine Zeserson, cantora, música, escritora e diretora da Sage Gateshead, que falará sobre Ser músico, ser nós mesmos – diversidade, autenticidade e espírito selvagem (terça-feira, 22/07, 10h30, no Salão de Atos da PUCRS); o médico e músico alemão Eckart Altenmüller vai proferir a palestra Saude dos musico e bem estar (quarta-feira, 23/07, 10h30, no Salão de Atos da PUCRS). A programação cientifica se encerra com a mesa redonda comandada pela coordenadora geral da ISME 2014, Liane Hentschke, e formada por Maria Rebeca Otero Gomes, Malvina Tuttmann, Carla Dozzi e Magali Kleber Venue. A pauta gira em torno das Políticas públicas brasileiras em educação musical.

Simultaneamente, durante a programação científica, haverá concertos e apresentações de bandas e grupos musicais em 22 salas da PUCRS. À noite, a partir das 20h30, o local dos shows muda e o Salão de Atos da UFRGS se torna palco de diversas atrações musicais. As apresentações noturnas têm entrada franca e são abertas para a comunidade, e ocorrem nos dias 21(segunda) e 23 (quarta-feira) de julho. Grupos irlandeses, argentinos, sul africanos, canadenses, norte americanos, australianos, chilenos suecos, mexicanos e brasileiros estão na programação.

Como a Escócia é sede da ISME 2016, a cerimônia de encerramento da ISME 2014 ficará a cargo desse país, cumprindo a tradição de a Conferência ser encerrada com apresentações musicais de sua próxima sede.

A ISME:

A ISME (InternationalSociety for Music Education) foi fundada em 1953 pela UNESCO. Trata-se de uma organização mundial com mais de 300 mil sócios individuais e associados em mais de 80 países, filiado ao Conselho Internacional de Música. É considerada pioneira no mundo todo por ter sido a primeira organização para educação musical a estrear internacionalmente. A ISME tem por principio o respeito a todas as músicas, a todas as culturas e a crença de que todo individuo tem direito à educação musical. Para compreender, promover e manter a aprendizagem musical ao longo da vida das pessoas, conta com uma rede internacional, interdisciplinar e intercultural.