Antiquários do Brique da Redenção.

Reunião com os representantes dos Artesãos e Antiquários do Brique da Redenção. Foto: Cristiane Moreira

A notícia de que o chamado BrechoCão será realizado em frente ao auditório Araújo Viana trouxe um alento aos expositores do Brique da Redenção. Na segunda-feira (9/12), eles protestaram na Câmara Municipal de Porto Alegre contra a decisão tomada pela Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), que tinha agendado a atividade para este domingo (15/12), numa área do Parque Farroupilha próxima ao Colégio Militar, muito perto do Brique. O temor é de que a iniciativa da Seda causasse prejuízo às vendas no local.

Nesta quarta-feira (11/12), uma nova reunião foi realizada com a presença de representantes da Prefeitura. O presidente da Câmara, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), classificou como uma “grande vitória” dos expositores a mudança de local. “Isto é resultado da mobilização de vocês”, afirmou.

Já Evilásio Domingos, ex-presidente da Associação dos Artesãos do Brique da Redenção (Aabre), lembrou que a garantia de que o BrechoCão não seria realizado ali foi dada em setembro pelo prefeito José Fortunati (PDT) e pela secretária da Seda, Regina Becker. “Estivemos reunidos com eles e apertamos as mãos. No entanto, o que ficou acertado não foi cumprido, e eles mudaram o local três meses depois”, contou.

O coordenador do Conselho de Usuários e Amigos do Parque Farroupilha, Roberto Jakubaszko, também disse que o prefeito fez um acordo se comprometendo a retirar este tipo de evento da Redenção. “Queremos resgatar esse compromisso assumido, pois o local já está saturado”, explicou.

O assessor institucional do Gabinete do Vice-Prefeito, Gil Almeida, e o supervisor de Praças, Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), Léo Antônio Bulling, prometeram encaminhar outras demandas apresentadas pelos expositores.

Ficou definido, ainda, que o assunto voltará a ser discutido na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) a partir de fevereiro de 2014. “Temos que criar um grupo para tratar de uma legislação específica que possa regular as atividades nos parques da Capital”, ressaltou Dr. Thiago. Também participaram da reunião as vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL), Jussara Cony (PCdoB) e Lourdes Sprenger (PMDB) e o vereador Mauro Pinheiro (PT).

 

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)