Mariana Sirena/Ospa/divulgação)

Fotografia: Mariana Sirena/Ospa/divulgação

OSPA JOVEM E SHOW DE MÚSICA GAÚCHA NA ABERTURA DA FESTA NACIONAL DA MÚSICA

No dia 9 de outubro, o evento terá concerto gratuito no Parque da Redenção e show com diversos artistas cantando clássicos tradicionalistas

Caracterizada por reunir em um mesmo encontro diversos estilos musicais, a Festa Nacional da Música 2016 dará o tom desta diversidade já na sua abertura. No dia 9 de outubro, no Parque da Redenção, próximo do Monumento ao Expedicionário, o evento vai reunir duas apresentações gratuitas bem distintas. Pela manhã, às 11h, haverá um Concerto da Ospa Jovem, que se apresenta sob a regência de Arthur Barbosa. À tarde, a partir das 14h, o palco será de cantores gaúchos, que vão interpretar clássicos da música tradicionalista, tendo como anfitriões o grupo Tchê Guri.

No repertório do concerto da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós/Escola de Música da Ospa –, obras de destaque do erudito tradicional, além de peças contemporâneas. No programa da manhã de domingo estão previstas interpretações das obras de Beethoven, Bizet, Mozart Camargo Guarnieri, Sivuca/ Glorinha Gadelha, Lorenzo Fernandez, Arturo Márquez e Ary Barroso.

Já a tarde de domingo será dedicada à música gaúcha. Estão confirmados, além do Tchê Guri, apresentações de Elton Saldanha, Neto Fagundes, Wilson Paim, Antonio Villeroy, Shana Müller, Cristiano Quevedo, Guri de Uruguaiana, Oswaldir e Carlos Magrão, Luiz Carlos Borges, Daniel Torres, Samuca do Acordeon, Délcio Tavares, Claus e Vanessa, Serginho Moah, Rafa (Chimarruts) e Fabinho Vargas.

O show e o concerto fazem parte da Cidade da Música, novidade dentro da programação da Festa Nacional da Música, que este ano ocorre em Porto Alegre (RS). A Cidade da Música reúne, durante sete dias (de 9 a 15 de outubro), intensas atividades regionais gratuitas em parques, praças, estações de trem, cinemas e teatros da Capital gaúcha. Neste período estão previstos shows, concertos, painéis, apresentações de grupos de folclore, de dança, de escolas de samba, festival de bandas marciais, sessões comentadas de filmes, entre outras atividades ligadas à música.

Programa do Concerto da Ospa Jovem na Festa Nacional da Música

– Ludwig van Beethoven: Sinfonia nº 5 (4º movimento – Allegro)
– Georges Bizet: Suite nº 1 da ópera “Carmen” (Introdução e “Toreadores”)
– Mozart Camargo Guarnieri: Dança Brasileira
– Folclore Brasileiro: Balaio
– Sivuca/ Glorinha Gadelha: Feira de Mangaio
– Lorenzo Fernandez: Reisado do Pastoreio (Batuque)
– Arturo Márquez: Danzón n. 2
– Ary Barroso: Aquarela do Brasil

Festa da Música

Marcada pela diversidade de estilos, a Festa Nacional da Música promove, de 9 a 19 de outubro, a integração de artistas de todo Brasil e dos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom do evento.

Sobre a Ospa Jovem

A Ospa Jovem é a Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O grupo, que conta com aproximadamente 70 integrantes, é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da Escola, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É nela que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto.

Fonte: Festa nacional da Música